STEM: educar por projetos

Na educação básica, a matemática está autonomamente contemplada, e tecnologias acompanham as ciências. Mas, para completar STEM, falta a “engenharia”.

Letramento científico e as competências socioemocionais

Preparar as novas gerações para o futuro requer uma educação que seja capaz de desenvolver competências cognitivas e competências socioemocionais, ou, em outras palavras, uma educação integral.

Professores são inventores

Os professores sabem que aprendemos quando criamos e refletimos sobre nossas criações. Compartilhar esse momento do nascimento do conhecimento traz a cumplicidade, que deve ser própria das relações na escola.

Projeto didático e suas principais características

Quando os alunos “aprendem a aprender”, eles desenvolvem maior autonomia intelectual, novas habilidades e competências relacionadas ao trabalho cooperativo e à capacidade de fazer escolhas e tomar decisões.

A cidade no plano cartesiano: um estudo aplicado de geometria analítica

Diante da alta vulnerabilidade social e da grave deficiência na aprendizagem de Matemática, no Colégio Estadual Condessa do Rio Novo, o professor Victor Hugo Vassallo procurou melhorar esta realidade, propondo uma abordagem diferente no estudo.

Além da descoberta do vento

O ensino e a aprendizagem a partir da elaboração de projetos, com instrumentos que despertassem a curiosidade dos alunos, foram a solução encontrada pelo professor de Matemática Aristides Praxedes ao se deparar com uma turma extremamente indisciplinada.

A temática do leite materno para a promoção da alfabetização científica

A gravidez na adolescência é uma realidade na comunidade escolar da professora de Química Pâmela Almeida. Assim, após 12 anos lecionando, ela decidiu trabalhar o tema “Leite Materno”, elaborando um projeto que desenvolvesse a Alfabetização Científica de seus alunos.

O jogo africano mancala e o ensino de matemática

Após conhecer a Lei 10.639/03, que trata da obrigatoriedade do ensino de História e cultura afro-brasileira no âmbito de todo o currículo escolar dos estabelecimentos oficiais e particulares da Educação Básica, o professor Rinaldo Pereira buscou maneiras de tratar a temática no seu campo de atuação, a Matemática.

Projetos sobre fontes de luz natural e artificial e sua relação com a vida humana

Segundo o professor Tobias de Assis Ricardo, conectar o ensino da física com a realidade é uma estratégia que contribui para alunos e professores estabelecerem uma relação com conteúdos até então explorados de maneira insatisfatória, mas de imprescindível importância na formação de nossos discentes.

Brincando com balanças e equações

Para explicar de modo prático os fundamentos de uma equação e sua aplicabilidade no dia a dia, o professor Alexandro Paes Peixoto desenvolveu a seguinte sequência didática:

Da lama ao tratamento de águas contaminadas: inovação e sustentabilidade de mãos dadas com a escola

Nas últimas décadas, a poluição do ecossistema aquático por efluentes industriais e domésticos tem aumentado gradativamente, e uma das substâncias que causam um grande impacto são os corantes sintéticos, classificados como “contaminantes emergentes”.

Plantas que fazem bem! Ou não?

O uso de plantas medicinais é difundido nacionalmente, e isso não seria diferente em Itarana. Porém, como todas as formas de automedicação, o uso de plantas medicinais pode representar um risco para a saúde humana.

A ciência que educa também transforma: aplicando o modelo STEM Education para o ensino de valores

Partindo das deficiências comuns no ensino público brasileiro e, consequentemente, da falta de equipamentos nas escolas, o professor Antonio Petali criou a oportunidade de os alunos produzirem seus próprios equipamentos com objetos do cotidiano – como papelão, sobras de canos, fios, garrafas PETs –, estimulando neles não apenas os conhecimentos científicos de química, física e matemática, mas também o impulso empreendedor de entender como os objetos funcionam e como construí-los a partir do zero, lidando com tentativas e erros.

Os da Silva e os da Selva: o ensino de Ecologia e a preservação da Mata Atlântica

O projeto do professor Edevaldo da Silva Oliveira obteve o primeiro lugar na edição de 2017 do Prêmio Shell de Educação Científica na categoria ensino fundamental II.

Preservando as raízes do mangue

O projeto da professora Ívina Langsdorff Santana colocou os alunos para aprender química em campo, na prática.