Artigos
O Prêmio Shell de Educação Científica destaca a contribuição de renomados educadores de todo o Brasil, por meio de seus artigos e visões para o ensino por projetos, criatividade e competências socioemocionais, associados às áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
STEM: educar por projetos
Na educação básica, a matemática está autonomamente contemplada, e tecnologias acompanham as ciências. Mas, para completar STEM, falta a “engenharia”.
Letramento científico e as competências socioemocionais
Preparar as novas gerações para o futuro requer uma educação que seja capaz de desenvolver competências cognitivas e competências socioemocionais, ou, em outras palavras, uma educação integral.
Professores são inventores
Os professores sabem que aprendemos quando criamos e refletimos sobre nossas criações. Compartilhar esse momento do nascimento do conhecimento traz a cumplicidade, que deve ser própria das relações na escola.
Projeto didático e suas principais características
Quando os alunos “aprendem a aprender”, eles desenvolvem maior autonomia intelectual, novas habilidades e competências relacionadas ao trabalho cooperativo e à capacidade de fazer escolhas e tomar decisões.
A cidade no plano cartesiano: um estudo aplicado de geometria analítica
Diante da alta vulnerabilidade social e da grave deficiência na aprendizagem de Matemática, no Colégio Estadual Condessa do Rio Novo, o professor Victor Hugo Vassallo procurou melhorar esta realidade, propondo uma abordagem diferente no estudo.
Além da descoberta do vento
O ensino e a aprendizagem a partir da elaboração de projetos, com instrumentos que despertassem a curiosidade dos alunos, foram a solução encontrada pelo professor de Matemática Aristides Praxedes ao se deparar com uma turma extremamente indisciplinada.
A temática do leite materno para a promoção da alfabetização científica
A gravidez na adolescência é uma realidade na comunidade escolar da professora de Química Pâmela Almeida. Assim, após 12 anos lecionando, ela decidiu trabalhar o tema “Leite Materno”, elaborando um projeto que desenvolvesse a Alfabetização Científica de seus alunos.
O jogo africano mancala e o ensino de matemática
Após conhecer a Lei 10.639/03, que trata da obrigatoriedade do ensino de História e cultura afro-brasileira no âmbito de todo o currículo escolar dos estabelecimentos oficiais e particulares da Educação Básica, o professor Rinaldo Pereira buscou maneiras de tratar a temática no seu campo de atuação, a Matemática.
Projetos sobre fontes de luz natural e artificial e sua relação com a vida humana
Segundo o professor Tobias de Assis Ricardo, conectar o ensino da física com a realidade é uma estratégia que contribui para alunos e professores estabelecerem uma relação com conteúdos até então explorados de maneira insatisfatória, mas de imprescindível importância na formação de nossos discentes.
Brincando com balanças e equações
Para explicar de modo prático os fundamentos de uma equação e sua aplicabilidade no dia a dia, o professor Alexandro Paes Peixoto desenvolveu a seguinte sequência didática:
Da lama ao tratamento de águas contaminadas: inovação e sustentabilidade de mãos dadas com a escola
Nas últimas décadas, a poluição do ecossistema aquático por efluentes industriais e domésticos tem aumentado gradativamente, e uma das substâncias que causam um grande impacto são os corantes sintéticos, classificados como “contaminantes emergentes”.
Plantas que fazem bem! Ou não?
O uso de plantas medicinais é difundido nacionalmente, e isso não seria diferente em Itarana. Porém, como todas as formas de automedicação, o uso de plantas medicinais pode representar um risco para a saúde humana.
A ciência que educa também transforma: aplicando o modelo STEM Education para o ensino de valores
Partindo das deficiências comuns no ensino público brasileiro e, consequentemente, da falta de equipamentos nas escolas, o professor Antonio Petali criou a oportunidade de os alunos produzirem seus próprios equipamentos com objetos do cotidiano – como papelão, sobras de canos, fios, garrafas PETs –, estimulando neles não apenas os conhecimentos científicos de química, física e matemática, mas também o impulso empreendedor de entender como os objetos funcionam e como construí-los a partir do zero, lidando com tentativas e erros.
Os da Silva e os da Selva: o ensino de Ecologia e a preservação da Mata Atlântica
O projeto do professor Edevaldo da Silva Oliveira obteve o primeiro lugar na edição de 2017 do Prêmio Shell de Educação Científica na categoria ensino fundamental II.
Preservando as raízes do mangue
O projeto da professora Ívina Langsdorff Santana colocou os alunos para aprender química em campo, na prática.