
Vencedores Da Edição 2020
É com satisfação que mais uma vez vamos reconhecer o incrível trabalho dos professores. No dia 22 de dezembro, às 20h, anunciamos os vencedores do Prêmio Shell de Educação Científica 2020 nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
Agradecemos a participação de todos os inscritos e parabenizamos os vencedores!
Prêmio Shell de Educação Científica 2020
Título: {Prêmio Shell de Educação Científica 2020}
Duração: {34:24} minutos
Descrição:
Transmissão da Cerimônia de Premiação do Prêmio Shell de Educação Científica 2020
[Exibição de texto]
{Esse vídeo foi gravado com equipe reduzida e obedecendo a todas as determinações de segurança}
{Abertura} Shell apresenta
[Sequência Animada]
{Concha da Shell}
[Música de fundo toca]
{Música brilhante e edificante da Shell}
[Sequência animada]
{Um vidro de laboratório triangular cheio até a metade com líquido incolor recebe gotas amarelas que o colorem}
[Sequência animada]
{Em fundo amarelo com luminária de hastes vermelhas à sua esqueda, jovem mulher de jaleco branco está atrás de bancada de laboratório com microscópio e vidrarias variadas cheias de líquidos coloridos. Ela examina na altura dos olhos um balão de ensaio com líquido vermelho e em seguida manipula vidros e líquidos coloridos e fumegantes}
[Sequência animada]
{Imagens estilizadas sempre em vermelho e amarelo se sucedem: de um átomo para um planeta para a silhueta da América do Sul para duas folhas para um vidro de laboratório triangular e de novo para um átomo que se transforma no logo do Prêmio Shell de Educação Científica}
[Música de fundo toca]
{Bipes indicando que algo está sendo conectado}
[Sequência animada]
{Retângulo cinza com a palavra conectando e círculo vermelho sendo carregado}
[Exibição de texto]
{Rafaela Lima – Mais Ciências}
[Título]
{Apresentadora}
{Nome do orador}
{Rafaela Lima}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Apresentadora aparece em cenário tendo às suas costas fundo predominantemente amarelo com laterais vermelhas, à sua direita a concha da Shell e à sua esquerda luminária de hastes vermelhas com 6 lâmpadas. Está atrás de mesa branca com vidrarias de laboratório e microscópio}
{Rafaela Lima}
{Olá, sejam muito bem-vindas e bem-vindos ao Prêmio Shell de Educação Científica 2020. É um prazer,como professora de ciências, fazer parte dessa festa que desde 2014 valoriza e celebra professoras e professores, da Educação Fundamental II e Ensino Médio, de escolas públicas no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. E como muita coisa que vivemos esse ano, o Prêmio também mudou de formato. Pela primeira vez ganhou novas telas e por isso você nos assiste agora online. Diante de tantas mudanças que vivemos, ficou ainda mais importante valorizar os protagonistas de hoje: os educadores e a ciência,que são peças fundamentais nesse movimento de transformação. É através da ciência que a gente ensina a refletir, duvidar, questioner e a preparar os alunos pros novos mundos que surgem a cada lei, fórmula,e a cada nova descoberta. E vai ser daqui, direto do laboratório que nós vamos conhecer os professores que fizeram isso de maneira criativa e inspiradora. Quer dizer, não só daqui porque eu não tô sozinha nessa missão. E tenho o prazer de apresentar o Prêmio Shell de Educação Científica junto com dois parceiros incríveis. Mas vamos começar pelas mulheres, né? Leíse, você me escuta?}
[Exibição de texto]
{Leíse Duarte, Assessora de Investimentos Sociais da Shell}
[Título]
{Assessora de Investimentos Sociais da Shell}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Tela dividida em dois: à esquerda Rafaela Lima e à direita Leíse Duarte, as duas em fundo amarelo e aparecendo da cintura pra cima}
{Leíse Duarte}
{Oi, Rafa. Tudo bem?! Eu tô aqui na sala de aula e vai ser um prazer aprender com você e tantos outros mestres hoje.}
{Rafaela Lima}
{Vamos juntas, Leíse! E eu queria aproveitar pra te perguntar o que motivou a Shell a criar esse prêmio?}
{Leíse Duarte}
{Rafa, a Shell entende que a ciência está diretamente relacionada com a melhoria de vida, por isso nós investimos muito em pesquisa e tecnologia. E o Prêmio é uma maneira de estimular educadoras e educadores a buscarem caminhos diferentes nas suas rotinas. E esse ano foi especialmente diferente, né? Colocou todos nós à prova. Então a gente sempre celebra trabalhos inovadores, mas que também formem cidadãos mais conscientes. E é nessa energia que a gente acredita.}
{Rafaela Lima}
{Professores que fazem a diferença, né? E vamos chamar nosso outro mestre de cerimônias? Vem pra cá, Glauco!}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Tela dividida em dois: à esquerda Rafaela Lima e à direita Leíse Duarte}
[Exibição de texto]
{Glauco Paiva, gerente Executivo de Relações Externas}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Tela dividida em três: à esquerda Glauco Paiva, no meio, Rafaela Lima e à direita Leíse Duarte, todos em fundo amarelo e aparecendo da cintura pra cima}
[Sequência animada]
{Glauco fala sem som.}
{Leíse Duarte}
{Tá mutado!}
{Glauco Paiva}
{Agora vocês me ouvem?}
{Rafaela Lima}
{Agora sim! Quem nunca, né, minha gente? Acho que essa foi uma frases mais ouvidas este ano e certamente por muitos professores. Imagina como foi a adaptação para as aulas online!}
{Glauco Paiva}
{Pois é, eu tava aqui falando que assim como vocês eu sigo aqui do meu quadrado.}
{Rafaela Lima}
{ Boa! Importante lembrar pra quem tá nos assistindo que, como o Glauco falou, estamos cada um no seu quadrado, cumprindo todas as recomendações da OMS para levar o Prêmio até vocês. E Glauco, vou aproveitar sua presença, para pedir pra você nos diz quantos professores teremos essa noite.}
{Glauco Paiva}
{ Rafa, depois de uma criteriosa seleção, nós temos 26 finalistas aqui conosco.}
{Rafaela Lima}
{Vamos relembrar os valores dos prêmios? Manda aí, Leíse!}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Leíse Duarte aparece agora numa tela única, da cintura pra cima na frente de fundo amarelo com faixa vermelha à sua esquerda e estante branca à sua direita contendo livros vermelhos, amarelos e brancos e dois troféus, um amarelo e outro branco, em formato de paralelepípedo vertical com a concha Shell}
{leíse Duarte}
{ Então, Rafa, o terceiro lugar ganha 4 mil reais, o segundo lugar leva 6 mil reais e o primeiro lugar leva pra casa 8 mil reais. E quem não subir no palco virtual essa noite também leva 1.500 reais. E além de tudo isso, minha gente, as escolas dos três primeiros colocados receberão kit com projetor, laptop e caixa de som.}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Rafaela Lima no seu cenário de fundo amarelo com a luminária vermelha à sua esquerda}
{Rafaela Lima}
{Que maravilha! Mas eu soube que ainda tem mais! A cereja do bolo é algo que envolve passaporte, fila de embarque, check-in...Conta aí!}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Glauco Paiva no seu cenário de fundo amarelo e vermelho com quadro branco à sua esquerda e luminária vermelha em forma de triângulo com uma lâmpada à sua direita.}
[Sequência animada]
{Enquanto Glauco fala desenhos estilizados referentes a Londres aparecem no quadro branco à sua esquerda: bandeira do Reino Unido, Big Ben, ônibus, dinossauro, a Tower Bridge, roda gigante e cabine telefônica .}
{Glauco Paiva}
{ É isso mesmo, Rafa. A Shell, com assessorial do Conselho Britânico, vai levar esses professores pro outro lado do Atlântico: os primeiros lugares serão premiados com uma viagem a Londres. E juntos vão conhecer museus, universidades e diversas instituições científicas que são referência em todo mundo!
{Rafaela Lima}
{Que legal! Olha, eu já tô até treinando meu inglês! Hello, Shell Brasil. Me nota! Qualquer coisa, olha,
já tô pronta!}
{Leíse Duarte}
{ Então, gente, vamos começar? O pessoal que tá assistindo deve estar ansioso!}
{Rafaela Lima}
{ Bora! Deixa eu ver aqui o que o}
[Sequência animada]
{Rafaela Lima interage com desenhos estilizados de uma bola de cristal, cartas de tarô e, enfim, um microscópio por cuja lente ocular simula ver alguma coisa}
{Rafaela Lima}
{Não... Deixa eu ver o microscópio, que ele sempre revela coisas importantes... O que ele tem a me mostrar sobre o prêmio?}
[Exibição de texto]
{André Araújo, Presidente da Shell Brasil}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Presidente da Shell Brasil, André Araújo, fala com parede cinza atrás.}
{André Araújo}
{Olá! É um prazer falar aqui sobre o Prêmio Shell de Educação Científica. Em primeiro lugar, eu gostaria de agradecer a participação de todos. É uma pena que não possamos fazer a nossa, já tradicional entrega dos prêmios em um encontro ao vivo, que traz tanto calor humano. Pra aqueles que já participaram, sabem do que eu estou falando. Aquele frio na barriga, a emoção de ver as torcidas pelos seus professores e principalmente os discursos dos professores ganhadores. Bom, eu tenho certeza que o nosso time organizador buscou formas de superar isso, planejando com muito carinho esse encontro virtual. Mas o que importa hoje são aqueles que escolheram cursar o magistério, aqueles que têm no seu DNA a carreira de professor. Eu quero agradecer a todos que participaram inscrevendo seus projetos. Mais do que nunca, o ano de 2020 é a prova da importância da ciência para o nosso país. Está provado que a ciência melhora a qualidade de vida e saúde. Sabemos que o nosso mundo vai precisar de cada vez mais energia pra milhões de novos consumidores. Pra que a água chegue limpa na sua casa, precisamos de energia. Pra que as ambulâncias percorram as nossas cidades,precisamos de energia. Pra comida chegar no supermercado, precisamos de energia. Pra que esse evento chegue na sua casa, no seu celular, precisamos de energia. Só que mais quantidade de energia não é mais suficiente. Precisamos também reduzir a intensidade das emissões dos gases de efeito estufa, seja na própria produção de petróleo, como fazemos hoje, ou mais energia do gás natural. Ou do sol, ou do vento, da própria terra, da cana-de-açúcar, até, no futuro, a possível larga escala do nitrogênio. A Shell é e continuará a ser uma empresa que precisa de novas tecnologias e inovação. Precisamos de vocês, jovens, que tenham cada vez mais interesse na ciência. Ela muda vidas. É por isso que escolhemos
com o Prêmio Shell de Educação Científica encontrar os professores que estão fazendo a diferença. A esses professores de escolas públicas que conseguem verdadeiros milagres, o nosso muito obrigado.
Boa sorte a todos! E agora eu estou ansioso esperando pra saber os ganhadores dos prêmios. Muito obrigado!}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Leíse Duarte aparece de corpo inteiro em cenário com fundo amarelo e vermelho simulando uma sala de aula com um quadro branco à sua esquerda onde aparece o logo do Prêmio Shell de Educação Científica, uma estante branca à sua esquerda com 3 prateleiras contendo livros amarelos, vermelhos e brancos além de três troféus, um branco, um amarelo e um vermelho. À sua frente carteiras escolares amarelas.}
{Leíse Duarte}
{André, muito obrigada! Mas nós vamos ter que esperar mais um pouquinho porque a produção avisou
que tem mais uma mensagem especial a caminho. Mas de quem é essa mensagem, gente?}
{Rafaela Lima}
{Só vou dizer quem é, se descobrir qual elemento famoso está infiltrado aqui na tabela periódica. E aí, Tem algum palpite?}
[Sequência animada]
{Imagem de uma Tabela Periódica }
{Leíse Duarte}
{Jura, Rafa? Tem um tempinho que eu não vejo essa tabela… Já sei. I de Isaac Newton.}
{Rafaela Lima}
{ Não, nesse caso I é Iodo mesmo.}
{Leíse Duarte}
{ Não é CN, é MC, de Marie Curie, primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel duas vezes.}
{Rafaela Lima}
{ Meio certo... Vou te dar um pontinho aí pela Marie, mas o CN é de Copernício mesmo. E assim, olha, tô ligada quem não prestava tanta atenção nas aulas de química assim }
{Leíse Duarte}
{ Jota ó? Jó? Jô? Que elemento é esse aqui?.}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Jô Soares aparece sentado em cadeira giratória, sentado a uma mesa de escritório com estantes de madeira à sua volta}
[Exibição de texto]
{Jô Soares, Autor e Comediante}
{Jô Soares}
{ Professores, parabéns! Vocês têm uma das profissões mais importantes que existem, vocês preparam jovens pra um futuro melhor, pra um país melhor, mais importante e mais esperançoso pra quem tá nascendo, pra quem vai vir, pro futuro. Pra que realmente esse futuro aconteça. Obrigado pelo trabalho de vocês e um beijo, tradicional, do Gordo.}
{Glauco Paiva}
{ Que prestígio hein, mestres? Mas vocês merecem muito. Bem, agora que ganhamos esse beijo especial, vamos chamar a primeira categoria da noite?}
{Leíse Duarte}
{ Vambora?}
{Rafaela Lima}
{ A gente vai começar por uma categoria que é uma das etapas da educação básica: o Ensino Fundamental II.}
[Exibição de texto]
{Categoria Ensino Fundamental II Espírito Santo}
{Rafaela Lima}
{Dividido em dois ciclos, nos primeiros anos, as crianças e adolescentes
mergulham na ciência através de atividades lúdicas, imagens, jogos e sons. Já nos anos finais, aprofundam os conhecimentos. Iniciam os estudos que serão a base pra etapa seguinte. Esse é um momento importante de transição. Por isso, vamos saber quem concorre na categoria Ensino Fundamental II. Começando pelos professores do Espírito Santo, os indicados são}: Alyson Torres, Ciências}
[Exibição de texto]
{Ensino Fundamental II Espírito Santo, Alyson Torres, EEEFM Misael Pinto Neto}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professor Alyson fala de sua casa, com parede cinza ao fundo}
{Professor Alyson Torres}
{ Em 2018, comecei a desenvolver esse trabalho na Escola Misael diante da necessidade do Município de Aracruz frente a alta incidência de escorpião do tipo amarelo. Assim, organizei os estudantes a recolher o óleo de cozinha, já utilizado, para dar o descarte mais adequado a esse tipo de material.}
{Rafaela Lima}
{Arismar Maneia, Matemática}
[Exibição de texto]
{Ensino Fundamental II Espírito Santo, Arismar Maneia, EMEF Luiza Silvina Jardim Rebuzzi}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professor Arismar fala de sua casa com cortina clara ao fundo}
{Professor Arismar Maneia}
{O projeto consistiu na elaboração do livro "Escritores Mirins da Matemática", em que nós, alunos e professores, participamos desse trabalho.}
{Rafaela Lima}
{Cibele Kemeicik, Ciências}
[Exibição de texto]
{Ensino Fundamental II Espírito Santo, Cibele Cemeicik, EMEIF Élson Garcia}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professora Cibele fala de sua casa com parede clara ao fundo}
{Professora Cibele Cemeicik}
{ O que me motivou a fazer o projeto foi ver minha filha de três anos brincando com uma montanha-russa de papel e entendendo alguns conceitos físicos que também eram difíceis de serem compreendidos pelos alunos de 9º ano. Então eu levei essa proposta pra eles entenderem as transformações das energias presentes no sistema.}
{Rafaela Lima}
{Cristiane Teixeira, Ciências e Matemática}
[Exibição de texto]
{Ensino Fundamental II Espírito Santo, Cristiane Teixeira, EEEFM Arlindo Ferreira Lopes}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professora Cristiane fala de sua casa com parede clara ao fundo}
{Professora Cristiane Teixeira}
{O nosso projeto tem como título: "Coronavírus e Suas Implicações, uma experiência interdisciplinar". Foi realizado em conjunto com a disciplina de Ciências, de forma remota, e teve como objetivos principais: discutir um tema tão atual e presente, que é a Covid-19 e suas diversas consequências, além de estimular o pensamento crítico e protagonismo na construção da sociedade.}
{Rafaela Lima}
{João Bosco Verçosa, Ciências}
[Exibição de texto]
{Ensino Fundamental II Espírito Santo, João Bosco Verçosa, EMEF Maria Guilhermina de Castro}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professor João Bosco fala de sua casa com parede clara ao fundo}
{Professor João Bosco}
{ Meu projeto é o Hey Ciência, divulgação e experimentação científica com o uso das redes sociais.}
{Rafaela Lima}
{E vamos lá! E o terceiro lugar vai para}
[Sequência Animada]
{ Rafaela agita um vidro de formato triangular com líquido vermelho dentro com expressão de suspense}
{Rafaela Lima}
{João Bosco Verçosa e o projeto Hey Ciência!}
[Exibição de texto]
{Ensino Fundamental II Espírito Santo, João Bosco Verçosa, 3º Lugar}
{Professor João Bosco}
{Este projeto mudou minha vida profissional porque foi com ele
que eu pude instigar os meus alunos
e mostrar o real potencial que eles têm. Foi com esse projeto que eu pude ver meus alunos acreditando neles mesmos, foi com esse projeto que eu pude ver os familiares dos meus alunos
acreditando neles. Eu gostaria de agradecer e dedicar esse prêmio aos principais personagens dele.
Ao Raóne, à Mariane, ao Cauã, ao Isaac, à Carine e à Iasmim. Aos meus alunos que fizeram esse projeto acontecer. Muito obrigado,esse prêmio é de vocês!}
{Leíse Duarte}
{Quem será que vai levar o segundo lugar?}
[Exibição de texto]
{Ensino Fundamental II Espírito Santo, Arismar Maneia, 2º Lugar}
{Leíse Duarte}
{Aracruz está em festa! Parabéns Arismar e todos os professores mirins da Matemática}
{Professor Arismar Maneia}
{O que eu considero muito importante nesse projeto foi possibilidade dos meus alunos
irem até comunidade, conhecer cursos, conversar com profissionais, trabalhar de forma interativa.
Aos meus alunos, eu quero deixar somente um recado: Parabéns, vocês são vencedores, vocês conquistaram o que a gente se propôs a fazer e vocês são vitoriosos. Isso mesmo, parabéns!}
{Glauco Paiva}
E o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental II do Espírito Santo vai para…
[Exibição de texto]
{Ensino Fundamental II Espírito Santo, Cibele Cemeicik, 1º Lugar}
{Glauco Paiva}
{ Parabéns, professora Cibele, através de uma atividade lúdica, uma montanha-russa de papel,os alunos puderam investigar questões ligadas a energia, movimento… Olha, encantou todo mundo!}
{Professora Cibele Kemeicik}
{O que eu considero mais importante no projeto foi o conhecimento adquirido pelos alunos. Esse conhecimento, eles conseguiram adquirir de uma maneira lúdica, de uma maneira divertida. E, além disso, a dedicação demonstrada por eles na realização do projeto. Gostaria de agradecer à equipe pedagógica e aos professores do Élson Garcia pelo apoio à realização do projeto e gostaria de dedicar esse prêmio à minha família, primeiramente,e aos meus alunos, que sem eles eu não conseguiria.}
{Leíse Duarte}
{ Já vamos aproveitar essa animação e chamar os indicados na categoria Ensino Fundamental II
no Rio de Janeiro! Vamos lá?}
[Exibição de texto]
{Ensino Fundamental II Rio de Janeiro, Fabio Damasceno, Colégio Pedro II, Campus Engenho Novo II}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professor Fabio Damasceno fala de sua casa, sentado em um sofá claro à frente de parede clara com um quadro de uma Marina e com arranjo de flores rosadas em mesinha à sua direita}
{Professor Fabio Damasceno}
{ Meu projeto se baseou no jogo online Among Us. A ideia era que os alunos atuassem como agentes científicos investigativos. Observando parâmetros clínicos, interpretando os dados, deveriam ser capazes de desvendar qual jogador estaria infectado pelo coronavírus e o que deveria ser feito para evitar uma contaminação generalizadados outros integrantes.}
{Leíse Duarte}
{ Professora Luana Francisco da Conceição, Ciências e Matemática}
[Exibição de texto]
{Ensino Fundamental II Rio de Janeiro, Luana Francisco Garcia, EM Jornalista Alberto Torres}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professora Luana Francisco fala de casa tendo ao fundo parede com figuras geométricas coloridas}
{Professora Luana Francisco}
{O nosso projeto foi a primeira feira de ciências e tecnologia da EMJAT para os alunos do 6º ao 9º ano
do Ensino Fundamental.}
{Leíse Duarte}
{ Professora Luana Francisco da Conceição, Ciências e Matemática}
[Exibição de texto]
{Ensino Fundamental II Rio de Janeiro, Luana Francisco Garcia, EM Jornalista Alberto Torres}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professora Luana Francisco fala de casa tendo ao fundo parede com figuras geométricas coloridas}
{Professora Luana Francisco}
{O nosso projeto foi a primeira feira de ciências e tecnologia da EMJAT para os alunos do 6º ao 9º ano
do Ensino Fundamental.}
{Leíse Duarte}
{ Luiz Felipe Lins, Matemática}
[Exibição de texto]
{Ensino Fundamental II Rio de Janeiro, Luiz Felipe Lins, EM Francis Hime}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professor Luiz Felipe fala de casa, tendo ao fundo folhagem e vaso de flores}
{Professor Luiz Felipe}
{O projeto Geometria e Construção Civil desafia os alunos, em grupo, a elaborarem uma casa
planejada por eles. Isso envolveu muita matemática e foi um alvoroço geral.}
{Leíse Duarte}
{ Priscila dos Santos, Ciências}
[Exibição de texto]
{Ensino Fundamental II Rio de Janeiro, Priscila dos Santos, Escola Municipal José do Patrocínio}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professora Priscila fala de sua casa com parede clara ao fundo}
{Professora Priscila}
{ O meu projeto utilizou a aprendizagem baseada em projetos, por meio de um problema real e que faz parte do contexto dos alunos, que é o descarte irregular de lixo no canal Coqueiros, canal este localizado em frente à escola, levando os alunos a refletirem e a propor um projeto de intervenção
e recuperação do canal, relacionando também com conceitos de cunho ambiental e social.}
{Leíse Duarte}
{ Professora Vanessa Balbina, Matemática}
[Exibição de texto]
{Ensino Fundamental II Rio de Janeiro, Vanessa Balbina, CE Padre Carlos Leôncio da Silva }
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professora Vanessa fala de sua casa sentada em sofá cinza mescla com parede clara ao fundo}
{Professora Vanessa}
{ Nesse projeto, os alunos construíram e programaram um robô e discutiram estratégias para realizar
o circuito proposto de um torneio e, ao fim do trabalho árduo, venceram.}
{Rafaela Lima}
{ E vamos lá! E quem fica em terceiro lugar é}
[Sequência Animada]
{ Rafaela indica com gestos de suas mãos vária fórmulas matemáticas gigantes e em branco que aparecem sobre parede amarela}
[Exibição de texto]
{Ensino Fundamental II Rio de Janeiro, Vanessa Balbina, 3º Lugar }
{Rafaela Lima}
{ Vanessa Balbina e sua e sua Fenomenologia Boamática! Parabéns, querida, pelo processo de ressocialização através da Robótica, Matemática e Ciências!}
{Professora Vanessa}
{ Esse projeto, mudou a minha vida profissional porque ele me mostrou que os alunos precisam de um olhar mais humano. Aprendi que um professor pode ser muito mais do que ele imagina, que, além de levar experiência de vida aos mais jovens, também estão em constante aprendizado. Gostaria de agradecer primeiramente a Deus, São José que é o que me protege. Agradecer à minha família por ter me dado valores mesmo sendo criada em comunidade e a todas as pessoas que passaram pela minha vida.}
{Leíse Duarte}
{ E o segundo lugar no Rio de Janeiro vai para Luana Francisco! Alô, São Gonçalo! Pode fazer a festa para a professor de Ciências e Matemática}
[Exibição de texto]
{Ensino Fundamental II Rio de Janeiro, Luana Francisco, 2º Lugar }
{Professora Luana Francisco}
{ O que me motivou a fazer este projeto foi, neste momento de pandemia, fazer uma atividade
diferenciada na escola que envolvesse a maioria dos alunos. Gostaria de dedicar esse prêmio
a todos os professores de Matemática e Ciências da EMJAT, em especial aos professores Davi José e Natália Abreu e às nossas diretoras Adriana Porto e Ariana Abreu.}
{Glauco Paiva}
{ E agora, o primeiro lugar do Ensino Fundamental II do Rio de Janeiro. Quem será?}
[Exibição de texto]
{Ensino Fundamental II Rio de Janeiro, Luiz Felipe Lins, 1º Lugar}
{Glauco Paiva}
{ O professor de Matemática, Luiz Felipe Lins e o seu projeto que misturou geometria e construção civil!}
{Professor Luiz Felipe Lins}
{ O que eu considero mais importante no projeto foi possibilitar que aprendessem muitos conteúdos matemáticos e desmistificá-los para os alunos. A valorização das profissões e a noção do custo de uma obra e a utilização da matemática com autonomia. Gostaria de agradecer a meus familiares, alunos, ex-alunos e dedicar esse prêmio a todos os profissionais que se reinventaram nessa pandemia e que acreditam na educação como instrumento de transformação de uma sociedade.}
{Rafaela Lima}
{ Parabéns a todos os vencedores e vencedoras! Comemorem muito que a noite é de vocês! O coração já até, olha, acelerou por vocês aqui. E o de vocês, hein? E olha que foi só a primeira categoria, viu? Ainda vem grandes emoções por aí. Agora imagina a responsabilidade da comissão de avaliação na hora de escolher? Nossa! Selecionar os finalistas é um desafio e tanto, né? A comissão de avaliação
desse ano formada pelo professor e físico Rafael Vassalo Neto}
[Sequência Animada]
{ Fotos dos tr~es primeiros avaliadoresavaliadores com seus nomes e títulos}
[Exibição de texto]
{Rafael Vassalo Neto, Física e Matemática; Eduardo Nunes Junior, Biologia e Química; Maristela Sarmento, Coordenadora}
{Rafaela Lima}
{ pelo biólogo, mestre em ciências, Eduardo Nunes Júnior e pela pedagoga e doutora em educação, Maristela Sarmento. Além de três outros nomes conhecidos na educação brasileira: o educador e químico, Mozart Neves Ramos}
[Sequência Animada]
{ Fotos dos outros 3 avaliadores com seus nomes e títulos}
[Exibição de texto]
{Mozart Neves Ramos, Comissão Master; Cesar Callegari, Comissão Master; Claudia Costin, Comissão Master }
{Rafaela Lima}
o presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada, César Callegari, e a fundadora
do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV, a professora Claudia Costin
que mandou um recado pra gente, olha só!}
[Exibição de texto]
{ Claudia Costin, Professora Universitária }
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professora Claudia Costin fala em ambiente com estantes de madeira escura cheias de livros à sua esquerda e à sua direita}
{Professora Claudia Costin}
{Olá, eu sou Claudia Costin, sou diretora do Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas. Fiquei muito honrada em integrar a comissão avaliadora do Prêmio Shell de Educação Científica. E tivemos um trabalho muito desafiador na comissão, porque vieram projetos, iniciativas
muito interessantes e ricas de educação científica pro Fundamental II e Ensino Médio em um contexto bastante difícil. Alguns projetos eram de 2019, mas uma parte importante dos projetos foram desenvolvidos durante o isolamento resultante da Covid-19. Eu queria cumprimentar, com muito carinho, os concorrentes e, em particular, os finalistas. Os critérios foram relacionados
à possibilidade de replicar as experiências inovadoras feitas e fazer com que a educação científica
cresça cada vez mais no país. Parabéns a todos.}
{Glauco Paiva}
{E vamos chamar a próxima categoria?}
{Rafaela Lima}
{ Sim! Chegou a hora de sabermos quem são os ganhadores da categoria Ensino Médio. Vamos aos indicados do Espírito Santo?}
[Exibição de texto]
{Categoria Ensino Médio Espírito Santo}
{Rafaela Lima}
{Fagner de Souza, Física}
[Exibição de texto]
{Ensino Médio Espírito Santo, Fagner de Souza, EEEM Professor Joaquim Fonseca }
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professor Fagner fala de sua casa com parede clara ao fundo}
{Professor Fagner}
{ O objetivo do meu trabalho era auxiliar os alunos nas dificuldades interpretativas que eles possuíam
no momento que eles se propunham a resolver problemas envolvendo cinemática. Para isso, nós utilizamos o smartphone a partir de um aplicativo que foi desenvolvido por mim na própria escola.}
{Rafaela Lima}
{Idolindo Gabrecht, Física}
[Exibição de texto]
{Ensino Médio Espírito Santo, Idolindo Gabrecht, EEEM Alto Jatibocas }
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professor Idolindo fala de sua casa com parede azul ao fundo}
{Professor Idolindo}
{ O título do projeto é: "Araucária e Suas Múltiplas Possibilidades". Se trata de um projeto
de caráter investigativo seguindo criteriosamente a metodologia científica gerando impactos
diretos no ecossistema e nos meios agrícolas.}
{Rafaela Lima}
{Professora Karoliny Mendes, Química}
[Exibição de texto]
{Ensino Médio Espírito Santo, Karoliny Mendes, CEEFMTI Assiolina Assis Andrade }
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professoar Karoliny fala de sua casa com parede clara ao fundo}
{Professora Karoliny}
{ Eu desenvolvi um projeto chamado "A Química Entre Nós" com uma turma da 3ª série. Nós construímos textos que trabalhavam com a temática da química orgânica com situações da realidade
dos estudantes. Eles investigaram algumas situações e problemas e construíram textos que culminou
em uma revista digital.}
{Rafaela Lima}
{Professora Laís Jubini, Química}
[Exibição de texto]
{Ensino Médio Espírito Santo, Laís Jubini, IFECTES Campus Piúma }
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professoar Laís fala de sua casa com parede clara ao fundo}
{Professora Laís}
{ Sou autora do projeto A Química de um Passeio à Beira-mar e a Prevenção do Câncer de Pele.}
{Rafaela Lima}
{Professora Laís Jubini, Química}
[Exibição de texto]
{Ensino Médio Espírito Santo, Laís Jubini, IFECTES Campus Piúma }
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professora Laís fala de sua casa com parede clara ao fundo}
{Professora Laís}
{ Sou autora do projeto A Química de um Passeio à Beira-mar e a Prevenção do Câncer de Pele.}
{Rafaela Lima}
{Professor Rodrigo da Vitória, Química}
[Exibição de texto]
{Ensino Médio Espírito Santo, Rodrigo Gomes, EEEFM Prof. Manoel Abreu }
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professor Rodrigo fala de sua casa com parede clara ao fundo}
{Professor Rodrigo}
{ Atualmente venho desenvolvendo um trabalho docente pelo sistema prisional com alunos de 1ª, 2ª
e 3ª série do Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos na Escola Prof. Manoel Abreu, bairro de Bebedouro, Município de Linhares, estado do Espírito Santo. Em nosso projeto
buscamos abordar a história da química na classificação periódica dos elementos químicos. Produzimos várias atividades em que os alunos puderam chegar a resultados bem próximos aos dos organizadores da tabela periódica atual.}
{Rafaela Lima}
{E o terceiro lugar vai para o professor Fagner de Souza, direto de Conceição da Barra e o uso do smartphone na superação de dificuldades interpretativas em problemas de física.}
[Exibição de texto]
{Ensino Médio Espírito Santo, Fagner de Souza, 3º Lugar}
{Professor Fagner}
{ O ponto que eu considero mais importante no meu projeto foi a possibilidade de ter mostrado pro meu aluno que o smartphone pode ser utilizado também como ferramenta de estudo e aprendizado.
Gostaria de agradecer esse prêmio, primeiramente a Deus, a família, a escola e queria dedicar esse prêmio a todos os meus colegas de trabalho.}
{Rafaela Lima}
{E o terceiro lugar vai para o professor Fagner de Souza, direto de Conceição da Barra e o uso do smartphone na superação de dificuldades interpretativas em problemas de física.}
[Exibição de texto]
{Ensino Médio Espírito Santo, Fagner de Souza, 3º Lugar}
{Professor Fagner}
{ O ponto que eu considero mais importante no meu projeto foi a possibilidade de ter mostrado pro meu aluno que o smartphone pode ser utilizado também como ferramenta de estudo e aprendizado.
Gostaria de agradecer esse prêmio, primeiramente a Deus, a família, a escola e queria dedicar esse prêmio a todos os meus colegas de trabalho.}
[Sequência Animada]
{ Leíse Duarte pega numa estante branca à sua direira livro de capa amarela e o abre para ler o nome do professor segundo colocado}
{Leíse Duarte}
{ Agora vamos descobrir quem leva seis mil reais pra casa. Alô, Vila Velha! Karoliny Mendes da Costa
e sua Química Entre Nós!}
[Exibição de texto]
{Ensino Médio Espírito Santo Karoliny Mendes, 2º Lugar}
{Professora Karoliny}
{ O que eu considero mais importante nesse projeto foi poder aproximar o contexto da sala de aula
da realidade dos estudantes. Nós trabalhamos situações que investigavam a própria realidade deles
e foi possível desenvolver o pensamento crítico e reflexivo. Eu gostaria de agradecer e dedicar esse projeto à escola que apoioue abraçou a prática, aos estudantes, que foi graças a eles que tudo se desenvolveu e aos meus colegas professores, que trabalharam junto comigo.}
{Glauco Paiva}
{ E finalmente, o primeiro lugar na categoria Ensino Médio do Espírito Santo, que leva 8 mil reais
e a viagem pra Londres. }
[Sequência Animada]
{Glauco simula estar buscando o nome do primeiro colocado por uma luneta estilizada desenhada em branco sobre fundo amarelo }
[Exibição de texto]
{Ensino Médio Espírito Santo Rodrigo da Vitória Gomes, 1º Lugar}
{Glauco Paiva}
{Rodrigo da Vitória Gomes, que fez seus alunos se perguntarem: "Que Elemento Químico Sou Eu?"
e dessa forma, ajudou a entender as relações de construção histórica da tabela periódica.}
{Professor Rodrigo}
{O que eu considero o mais importante no projeto, é a maneira simples de fazer ciência. É possível fazer educação científica mesmo dentro dos sistemas prisionais que são tão limitados de recursos, e que pra fazer ciência, não precisamos de laboratórios equipados e tecnologias de ponta. Podemos fazer a diferença em qualquer lugar. Eu gostaria de dedicar este prêmio, a todos os profissionais que lutam pela educação do nosso país, que mesmo diante de todos os obstáculos, nunca desistem. Aos meus alunos, que se empenham na realização das atividades, mesmo diante das dificuldades, e a todos
que gostam de ciência}
{Rafaela Lima}
{ Leíse, conta pra gente, quem são os vencedores do Rio de Janeiro na categoria Ensino Médio?}
{Leíse Duarte}
{ Deixa comigo, Rafa! Já vou aproveitar pra parabenizar todos os professores capixabas! E os indicados na categoria Ensino Médio no Rio de Janeiro são}
[Sequência Animada]
{Leíse à esquerda de quadro branco com logo do Prêmio Shell de Educação Científica}
[Exibição de texto]
{Categoria Ensino Médio Rio de Janeiro}
{Leíse Duarte}
{ Professora Ana Patrícia Matos, Física}
[Exibição de texto]
{Ensino Médio Rio de Janeiro, Ana Patrícia Matos, CIEP 295 Professora Roussim Guedes Pinto}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professora Ana Patrícia fala de sua casa com parede clara ao fundo}
{Professora Ana Patrícia}
{ Meu projeto se destina ao Ensino Brasileiro de Kepler através das metodologias ativas do Ensino sob Medida e Instrução Pelos Colegas. Utilizamos simulações computacionais que criei a partir do software
GeoGebra. As atividades foram aplicadas através do ensino remoto por meio do Google Sala de Aula
e do Google Meet.}
{Leíse Duarte}
{ Professora Flávia Rodrigues da Silva, Física}
[Exibição de texto]
{Ensino Médio Rio de Janeiro, Flávia Rodrigues da Silva, Colégio Estadual José do Patrocínio}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professora Flávia fala de sua casa com parede clara ao fundo}
{Professora Flávia}
{ O projeto "Ludicidade para uma Aprendizagem Significativa Crítica de Tópicos do Magnetismo" procurou desenvolver a autoestima dos alunos através de uma aprendizagem que proporcionasse a formação de um aluno crítico e criativo, o fazendo acreditar em um futuro melhor através da educação.}
{Leíse Duarte}
{ Júlia Damazio Bouzon, Química}
[Exibição de texto]
{Ensino Médio Rio de Janeiro, Júlia Bouzon, Colégio Pedro II Campus Centro}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professora Júlia fala de sua casa com cortina clara ao fundo}
{Professora Júlia}
{ O projeto "Da História à Tabela Periódica Humana" foi feito com a 1ª série e buscou desde o processo
da criação da tabela periódica com a confecção de histórias em quadrinhos propostas pelos alunos,
até a representação de cada um dos elementos feita pelos mesmos com uma tabela periódica humana
e uma em 3D.}
{Leíse Duarte}
{ Professor Renan Rebeque martin, Ciências,, Física, Matemática}
[Exibição de texto]
{Ensino Médio Rio de Janeiro, Renan Martins, CEMJGS – Intercultural Brasil-China}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professor Renan fala de sua casa com parede clara ao fundo}
{Professor Renan}
{ Nosso projeto "DIME – Dispositivo Informativo de Monitoramento Escolar" detecta luzes e ar condicionados que são deixados acessos nas salas de aula, informando via internet que esses dispositivos precisam ser desligados, economizando assim, energia elétrica da nossa escola.}
{Leíse Duarte}
{ Professor Sebastião Luis de Oliveira, Matemática}
[Exibição de texto]
{Ensino Médio Rio de Janeiro, Sebastião Oliveira, CIEP 493 – Profª Antonieta Salinas de Castro}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professor Sebastião fala de sua casa com parede clara ao fundo}
{Professor Sebastião}
{ Meu projeto chama-se "Matemática e Circuitos Elétricos: Conexões entre Matrizes, Sistemas Lineares e Leis de Kirchhoff”. Foi um projeto interdisciplinar entre Matemática, Física e Química. Os alunos confeccionaram placas de circuitos elétricos e ao final do projeto, apresentaram suas descobertas à comunidade escolar.}
{Leíse Duarte}
{ Vamos começar pelo terceiro lugar. "Da História à Tabela Periódica Humana" um projeto da professora de Química, Júlia Damazio Bouzon! Parabéns, Pedro II!}
[Exibição de texto]
{Ensino Médio Rio de Janeiro, Júlia Damazio Bouzon – 3º Lugar}
{Professora Júlia}
{ O que eu considero mais importante no projeto são dois pontos: o primeiro deles é a inclusão
de alunos com necessidades específicas, como os cegos e de baixa visão, e o segundo ponto
é que os alunos conseguiram entender a real importância dos elementos químicos pra sociedade.
Eu gostaria de agradecer inicialmente à direção do campus por ter permitido que eu fizesse esse projeto lá, à minha equipe que topou fazer junto comigo ao Mauro, que foi quem me mandou o link
pra inscrição da Shell e ao meu noivo que me incentivou a realmente me inscrever.}
{Leíse Duarte}
{ E o segundo lugar na categoria Ensino Médio do Rio de Janeiro…A ganhadora do prêmio
de 6 mil reais é… a professora Flávia Rodrigues da Silva do Colégio Estadual José do Patrocínio
de Campos dos Goytacazes!
[Exibição de texto]
{Ensino Médio Rio de Janeiro, Flávia Rodrigues da Silva – 2º Lugar}
{Professora Flávia}
{ O que eu considero o mais importante no projeto foi que com o uso de diversas estratégias de baixo custo os alunos puderam aprender através da interação entre eles, sendo os mais questionadores,
os mais curiosos e trazendo um olhar diferenciado para a ciência e tecnologia. Gostaria de agradecer
a Deus, minha família e a todos os meus amigos, que sempre me apoiaram. Gostaria de dedicar esse prêmio a todos os cientistas e pesquisadores que estão se dedicando para estimar tanto os efeitos da Covid-19.}
{Leíse Duarte}
{ Parabéns professora! E agora o tão aguardado primeiro lugar do Ensino Médio do Rio de Janeiro.
E o prêmio de 8 mil reais e a viagem para Londres vão para… De Niterói para o palco do Prêmio Shell:
Renan Rebeque Martins, que junto com seus alunos construiu uma proposta de intervenção
para o problema de desperdício de energia na escola. Monitoramento inteligente, consumo consciente. Um projeto inspirador!}
[Exibição de texto]
{Ensino Médio Rio de Janeiro, Renan Rebeque Martins – 1º Lugar}
{Professor Renan}
{O que eu considero mais importante nesse projeto é que ele permitiu que os alunos colocassem em prática os conhecimentos teóricos em prol da resolução de um problema real. Eu gostaria de agradecer a ajuda dos meus colegas professores, dos meus alunos e dos meus estagiários, que abraçaram esse projeto e tornaram ele real.}
{Rafaela Lima}
{ Parabéns a todos os vencedores! Agora a gente chega numa novidade do prêmio desse ano.}
{Glauco Paiva}
{ Pois é, Rafa. Em 2020 muitos professores viraram estudantes também. "Como é que eu faço
para ensinar à distância?" "Como manter os meus alunos interessados em meio a tantas incertezas
e desafios?" Esses e outros questionamentos certamente passaram pela cabeça de muitos educadores.}
[Sequência Animada]
{Em quadro branco à direita de Glauco Paiva vão aparecendo as palavras: 2020, Distância, Desafios, Questionamentos}
{Rafaela Lima}
{Por isso que o Prêmio Shell de Educação Científica resolveu premiar as ideias e soluções que surgiram durante a pandemia. Afinal de contas, educar também é cuidar. Principalmente estar atento a seu tempo. Vamos conferir quem tá concorrendo nessa categoria especial? Esses educadores falaram sobre a Covid-19 pros seus alunos e colaboraram para a conscientização e combate à pandemia.}
[Sequência Animada]
{Na parede amarela, à esquerda da Rafaela, vão aparecendo as palavras: Premiação Especial, Covid-19, Conscientização, Combate à Pandemia}
{Rafaela Lima}
{Vamos começar pelo Espírito Santo. Professora Cecília Freitas Martins}
[Exibição de Texto]
{Premiação Especial Espírito Santo, Cecília Freitas Martins, EEEM Colégio estadual do Espírito Santo}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professora Cecília fala de sua casa com parede clara ao fundo}
{Professora Cecília}
{Vamos começar Estou aqui representando o projeto "Ciência e Pandemia", no qual fizemos atividades
interdisciplinares e remotas através de entrevistas a profissionais ligados à ciência sobre os temas da pandemia da Covid-19. Assim reduzimos a carga de trabalho sobre os alunos, aumentamos a participação deles e trabalhamos de forma contextualizada e integrada.}
{Rafaela Lima}
{Vamos começar pelo Espírito Santo. Professora Cecília Freitas Martin, Biologia, Física e Matemática}
[Exibição de Texto]
{Premiação Especial Espírito Santo, Cecília Freitas Martins, EEEM Colégio Estadual do Espírito Santo}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professora Cecília fala de sua casa com parede clara ao fundo}
{Professora Cecília}
{ Estou aqui representando o projeto "Ciência e Pandemia", no qual fizemos atividades
interdisciplinares e remotas através de entrevistas a profissionais ligados à ciência sobre os temas da pandemia da Covid-19. Assim reduzimos a carga de trabalho sobre os alunos, aumentamos a participação deles e trabalhamos de forma contextualizada e integrada.}
{Rafaela Lima}
{ Sávio da Silveira Januário, Matemática}
[Exibição de Texto]
{Premiação Especial Espírito Santo, Sávio da Silveira januário, EEEM Cândida Póvoa}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professor Sávio fala de sua casa com parede caramelo ao fundo}
{Professor Sávio}
{ O trabalho que desenvolvi tem como título "Mapeamento da Situação da Covid-19 na comunidade escolar via Google Forms" que teve como objetivo trabalhar estatísticas de forma científica, onde os alunos foram divididos em grupos, elaboraram o questionário e organizaram um telejornal para apresentar os resultados obtidos.}
{Rafaela Lima}
{ Wanderson Pinto Moreira, Matemática}
[Exibição de Texto]
{Premiação Especial Espírito Santo, Wanderson Pinto Moreira, EEEFM Belmiro Teixeira Pimenta}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professor Wanderson fala de sua casa com parede clara ao fundo com composição de quadros e luminária pendente de ferro preto à sua direita}
{Professor Wanderson}
{ Nosso projeto teve como tema a formulação de um inquérito sorológico durante a pandemia da Covid-19. Uma experiência de modelagem matemática para Ensino Fundamental visando o desenvolvimentodas competências estatísticas.}
{Glauco Paiva}
{ Conta pra gente o que você está vendo Rafa!}
[Sequência Animada]
{Rafaela simula estar amparando, com sua mão esquerda espalmada, um desenho estilizado de pirâmide sobre parede amarela, à sua esquerda}
{Glauco Paiva}
{ Conta pra gente o que você está vendo Rafa!}
{Rafaela Lima}
{ Opa! Acho que eu tô vendo o primeiro lugar, hein? Do Colégio Estadual do Espírito Santo, a professora Cecília Freitas Martins e seu projeto interdisciplinar "Ciência e Pandemia" ajudando no combate às fake news, levando o primeiro lugar na nossa Premiação Especial!}
[Exibição de Texto]
{Premiação Especial Espírito Santo, Cecília Freitas Martins, 1º Lugar}
{Professora Cecília}
a fazer o projeto foi a baixa participação dos alunos no ensino remoto, então era necessário alguma ação para engajá-los e também para divulgar informações científicas sobre a pandemia da Covid-19. Gostaria de agradecer a oportunidade de estar aqui representando esse projeto que é da Equipe de Ciências da Natureza e Matemática do Colégio Estadual do Espírito Santo,
a todos dentro e fora da escola que contribuíram para que ele acontecesse, em especial às professoras
Ivna de Química e Thaís de Física.}
{Glauco Paiva}
{ Parabéns, professora! E parabéns para os professores Wanderson Pinto Moreira e Sávio da Silveira Januário que também foram premiados. Como falamos, todo mundo sai ganhando no Prêmio Shell
de Educação Científica. Vamos chamar os premiados do Rio de Janeiro na Premiação Especial? }
{Rafaela Lima}
{ Leandro de Oliveira Costa, Biologia}
[Exibição de Texto]
{Premiação Especial Rio de Janeiro, Leandro de Oliveira Costa, CE Edmundo Bittencourt}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professor Leandro está em um fundo de parede clara com estante amarela contendo livros e uma lâmpada de lava verde}
{Professor Leandro}
{Eu sou o responsável pelo projeto "Fake Não É News", tentando trazer um pouco de informação e fazendo com que o aluno se torne um verdadeiro construtor de conhecimento e um divulgador do seu conhecimento pra além dos muros da escola, já que nesse momento, nós já não estamos mais dentro das escolas.}
{Rafaela Lima}
{ Ricardo Guimarães de Almeida, Matemática}
[Exibição de Texto]
{Premiação Especial Rio de Janeiro Ricardo G. de Almeida, IFRJ – Campus Avançado de Resende}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professor Ricardo está em frente a um fundo de parede clara }
{Professor Ricardo}
{ O projeto que me trouxe até aqui é resultado de uma pesquisa que eu vinha fazendo sobre os númerosda Covid-19 na região. A partir daí, eu relacionei alguns conceitos às estatísticas sobre a doença, possibilitando checagem de notícias e tomada de decisões.}
{Rafaela Lima}
{ Ricardo Guimarães de Almeida, Matemática}
[Exibição de Texto]
{Premiação Especial Rio de Janeiro Ricardo G. de Almeida, IFRJ – Campus Avançado de Resende}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professor Ricardo está em frente a um fundo de parede clara }
{Professor Ricardo}
{ O projeto que me trouxe até aqui é resultado de uma pesquisa que eu vinha fazendo sobre os númerosda Covid-19 na região. A partir daí, eu relacionei alguns conceitos às estatísticas sobre a doença, possibilitando checagem de notícias e tomada de decisões.}
{Rafaela Lima}
{ Professor Tadeu José Azevedo Soares, Biologia}
[Exibição de Texto]
{Premiação Especial Rio de Tadeu José Azevedo Soares, Biologia}
{Transição/mudança visual, por exemplo, tela dividida, imagens de vídeo, etc.}
{Professor Tadeu está em ambiente semelhante a um escritório com estante escura ás suas costas , monitor à sua frente e impressora á sua direita}
{Professor Tadeu}
{ Apliquei para a 2ª série do Ensino Médio o projeto "Discutindo a Covid-19, tendo em vista
a contextualização do ensino de Biologia, utilizando as metodologias ativas do processo de aprendizagem". Como o próprio nome já diz, o aluno é colocado como protagonista, trazendo o contexto do dia a dia, no caso, a Covid-19, no processo educacional.}
{Rafaela Lima}
{ O primeiro lugar na Premiação Especial do Rio de Janeiro é }
[Exibição de Texto]
{Premiação Especial Rio de Tadeu José Azevedo Soares, 1º Lugar}
{Rafaela Lima}
{ O professor Tadeu José Azevedo Soares do CIEP 276 Ernesto Paiva, de Santo Antônio de Pádua,
que utilizou metodologias ativas para discutir a Covid-19 no contexto do ensino da biologia. Super necessário! Parabéns, professor!}
{Professor Tadeu}
{ O que eu considero mais importante no meu projeto é a autonomia do aluno sabendo lidar com a situação, é o seu protagonismo sendo cidadão ativo e participativo. Gostaria de dedicar esse prêmio
a Deus, a minha família e aos meus alunos, a todos que confiam no meu trabalho. }
[Sequência Animada]
{ Leíse Duarte parabeniza os professores segurando com as duas mãos um troféu formado por 3 cubos sobrepostos e em rotação . Os dois cubos das extremidades são brancos e o do meio é de madeira com concha da Shell gravada em suas 4 faces livres}
{Leíse Duarte}
{ Aos professores Leandro de Oliveira Costa e Ricardo Guimarães de Almeida, parabéns para vocês também. Lembrando que a viagem será realizada assim que for possível viajar com mais segurança para a saúde de todos nós.}
{Rafaela Lima}
{ E a nossa premiação tá chegando ao fim. Espero que você tenha se emocionado e se inspirado junto com a gente.}
{Glauco Paiva}
{ É isso, Rafa. Desde 2014, a Shell investe em estimular o desenvolvimento de experiências educativas inovadoras, que saem do lugar comum. É nessa energia que a gente acredita e vai continuar acreditando.}
{Leíse Duarte}
{ Muito, muito obrigada por compartilharem conosco o talento e, principalmente, por acreditarem
no poder transformador da educação!}
{Rafaela Lima}
{ Quero agradecer aos meus parceiros de apresentação: Obrigada, Glauco! Obrigada, Leíse! Apesar da distância, estamos juntos! Tchau tchau, até o ano que vem.}
[Sequência Animada]
{ Rafaela acena, Glauco acena para sua direita e manda um beijo para sua esquerda . O quadro se abre e aparecem os 3 cenários, dos 3 apresentadores, distanciados uns dos outros. Glauco no cenário do meio, leíse no cenário á direita do video e Rafaela no cenário à esquerda do video}
PRÊMIO SHELL DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA - EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS SELECIONADAS 2020
RIO DE JANEIRO
NOME | TÍTULO | |
---|---|---|
1° | Renan Rebeque Martins | Monitoramento Inteligente, Consumo Consciente - Projeto D.I.M.E. Dispositivo Informativo de Monitoramento Escolar |
2° | Flávia Rodrigues da Silva | Lucidade para uma aprendizagem significativa crítica de tópicos do Magnetismo |
3° | Júlia Damazio Bouzon | Da história à tabela periódica humana |
NOME | TÍTULO | |
---|---|---|
1° | Luiz Felipe Lins | Construção Civil & Geometria |
2° | Luana Francisco da Conceição Garcia | 1ª Feira de Ciências & Tecnologia Virtual do EMJAT 2020 |
3° | Vanessa Balbina da Silva Lopes Miguel | Fenomenologia Boamática - Ressocializando Jovens Através Da Ciência (STEM) |
NOME | TÍTULO | |
---|---|---|
1° | Tadeu José Azevedo Soares | Discutindo a Covid-19 tendo em vista a contextualização do ensino de Biologia utilizando as metodologias ativas no processo de aprendizagem |
ESPÍRITO SANTO
NOME | TÍTULO | |
---|---|---|
1° | Rodrigo Da Vitória Gomes | Educação que Liberta no Ensino de Química: A utilização da História da Ciência para abordagem da Tabela Periódica no Sistema Prisional |
2° | Karoliny Mendes da Costa | A QUÍMICA ENTRE NÓS |
3° | Fagner de Souza Leite | Relato de experiência: O uso do Smartphone na superação de dificuldades interpretativas em problemas de Física |
NOME | TÍTULO | |
---|---|---|
1° | Cibele Kemeicik da Silva Machado | Projetando e montando uma montanha russa de papel |
2° | Arismar Maneia | Projeto Escritores Mirins da Matemática |
3° | João Bosco Verçosa | Hey Ciência- Experimentação e Divulgação Científica Com Uso De Redes Sociais |
NOME | TÍTULO | |
---|---|---|
1° | Cecília Freitas Martins | Ciência e pandemia |
Vencedores 2019 - Rio de Janeiro
Conheça os vencedores da 6ª Edição do Prêmio Shell de Educação Científica 2019 no Rio de Janeiro.
Vencedores 2019 - Espírito Santo
Conheça os nomes dos vencedores da Edição 2019 do Prêmio Shell de Educação Científica no Espírito Santo.