Seis professores vencedores do Prêmio Shell de Educação Científica no museu em Londres. Eles estão posicionados um do lado do outro e apoiados em uma grande tabela periódica.

Sobre o Prêmio de Educação Científica

O Prêmio Shell de Educação Científica, criado em 2014, busca incentivar e valorizar professores das áreas de ciências e matemática premiando projetos de educação inovadores que, por meio de metodologias diferenciadas, imprimam novas formas de ensinar e de aprender.

Reconhecemos o trabalho de professores que transformam a sala de aula em ambientes inovadores e criativos, incentivando o interesse de alunos pelo conhecimento científico, por meio de uma premiação transformadora que contempla um mergulho internacional no mundo das ciências.

Quem pode participar?
Professores das redes públicas – federal, estadual e municipal – no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

Categorias:

Ensino Fundamental ll

  • Professores de Ciências e Matemática.

Ensino Médio

  • Professores de Biologia, Física, Química e Matemática.

Premiação Especial 2020

Nesta edição, incluímos um Prêmio Especial 2020, para professores de Ensino Fundamental II (Ciências e Matemática) e Professores de Ensino Médio (Biologia, Química, Física e Matemática).

O Objetivo é valorizar atividades que tenham trabalhado questões relativas à Pandemia do COVID-19.

Participação

Desde 2014, o Prêmio Shell de Educação Científica é realizado anualmente no estado Rio de Janeiro e, a partir de 2017, o Prêmio passou a ser realizado também no estado do Espírito Santo.

Ao todo, já foram avaliados 1.450 projetos, sendo 1.022 trabalhos submetidos na categoria do Ensino Médio e 428 projetos de Ensino Fundamental II.

Como funciona?

O professor inscreve um projeto inovador que desenvolveu com seus alunos no site do Prêmio. Todos os projetos inscritos são avaliados por uma comissão de avaliadores que faz uma primeira triagem. Posteriormente, os projetos são analisados por Avaliadores Masters, que irão escolher dentre os pré-selecionados, os seis finalistas e três vencedores de cada categoria.

Premiação

Uma viagem educativa a Londres na Inglaterra, onde os professores farão uma imersão na área das ciências, além de premiações em dinheiro que variam de R$ 4.000,00 a R$ 8.000,00. As escolas dos professores vencedores também são premiadas com equipamentos.

Veja o Regulamento desta edição do Prêmio Shell de Educação Científica para o estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Seleção

Conheça todas as etapas do processo de seleção das experiências educativas para participar do Prêmio Shell de Educação Científica.

Avaliadores

Saiba quem são os nomes por trás do processo de avaliação dos trabalhos enviados pelos professores participantes.

Revista

Baixe a revista sobre o Prêmio Shell e conheça um pouco mais sobre o prêmio.

Vídeos

Conheça as edições anteriores e assista como foi a premiação do Prêmio Shell de Educação Científica.