
Jornada
A jornada do Programa Shell de Educação Científica é uma verdadeira viagem gamificada rumo ao conhecimento e ao empoderamento dos jovens, que se transformam em verdadeiros agentes de mudança.
A jornada começa com uma pesquisa dos estudantes sobre os problemas de sustentabilidade que afetam o território escolar, especificamente aqueles relacionados ao nexo energia, água e alimentos; e termina na realização de um projeto que traga uma mudança positiva àquela região e seu entorno.
Ela deve responder a questões que orientam as diferentes fases do PSEC: explorar, criar e mudar. Por exemplo:
Fase inicial (Explorar):
- Quais são os problemas relacionados ao nexo energia, água e alimentos que encontram em seu território?
- O que está causando estes problemas?
- Como podem aprofundar o conhecimento sobre estes problemas?
Fase 2 (Criar):
- O que aconteceria em relação ao problema estudado se nada mudasse?
- Quais ações podem provocar mudanças e melhorar o problema?
- Qual é o futuro preferido dos estudantes, em relação ao problema?
Última fase (Mudar):
- Que ação pode levar os estudantes ao seu futuro preferido?
Para responder a essas perguntas, cada grupo desenvolve uma série de atividades utilizando as ferramentas da metodologia NXplorers. O ápice da jornada é a realização de um projeto de intervenção que traga uma mudança positiva ao território escolar.