A jornada começa com uma pesquisa dos estudantes sobre os problemas de sustentabilidade que afetam o território escolar, especificamente aqueles relacionados ao nexo energia, água e alimentos; e termina na realização de um projeto que traga uma mudança positiva àquela região e seu entorno.

Ela deve responder a questões que orientam as diferentes fases do PSEC: explorar, criar e mudar. Por exemplo:

Fase inicial (Explorar):

  • Quais são os problemas relacionados ao nexo energia, água e alimentos que encontram em seu território?
  • O que está causando estes problemas?
  • Como podem aprofundar o conhecimento sobre estes problemas?

Fase 2 (Criar):

  • O que aconteceria em relação ao problema estudado se nada mudasse?
  • Quais ações podem provocar mudanças e melhorar o problema?
  • Qual é o futuro preferido dos estudantes, em relação ao problema?

Última fase (Mudar):

  • Que ação pode levar os estudantes ao seu futuro preferido?

Para responder a essas perguntas, cada grupo desenvolve uma série de atividades utilizando as ferramentas da metodologia NXplorers. O ápice da jornada é a realização de um projeto de intervenção que traga uma mudança positiva ao território escolar.